Notícias

Quem foi o CEO da Siemens que morreu no acidente aéreo em Nova York?

Em 2023, a cidade natal de Agustín Escobar o nomeou "filho favorito" em reconhecimento à "sua carreira no setor empresarial de tecnologia".
Quem foi o CEO da Siemens que morreu no acidente aéreo em Nova York?Gettyimages.ru / Alejandro Martinez Velez / Europa Press

A queda de um helicóptero no Rio Hudson, em Nova York, levou à morte de seis pessoas. Entre elas, segundo o The New York Post, foi Agustín Escobar, presidente e CEO da subsidiária espanhola do consórcio alemão Siemens, junto com sua esposa e três filhos.

Pouco antes de embarcar no helicóptero Bell 206L-4 LongRanger IV, a família tirou fotos sorrindo em frente e dentro da aeronave.

Por volta das 15h15, hora local, o helicóptero caiu no rio por razões ainda desconhecidas. As investigações continuam.

Quem foi Agustín Escobar?

Natural da cidade espanhola de Puertollano (Ciudad Real), na Espanha, Agustín Escobar seguiu uma extensa carreira no conglomerado industrial alemão Siemens (um dos maiores no mundo), onde trabalhou por mais de duas décadas.

Na época do acidente, atuava como diretor global de mobilidade ferroviária na Siemens. Também foi CEO da Siemens Mobility para a Espanha e sudoeste da Europa.

Ocupou cargos de liderança na América Latina e América do Norte em setores estratégicos como energia, mobilidade e infraestrutura entre 2012 e 2018.

Anteriormente, atuou como Diretor Corporativo de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios Internacionais na América do Norte, responsável pelos Estados Unidos, Canadá e América Central. Na Espanha, trabalhou especialmente no setor energético.

Em 2023, sua cidade natal o nomeou "filho favorito" em reconhecimento à "sua carreira no setor empresarial de tecnologia".