
País do BRICS busca acordo comercial urgente com os EUA: 'vemos uma oportunidade'

A Índia está preparada, "com alto grau de urgência", para avançar rapidamente em direção a um acordo comercial com os EUA, declarou o ministro das Relações Exteriores, Subrahmanyam Jaishankar, na quinta-feira (10) em um evento em Nova Déli, após o anúncio de que Donald Trump suspenderia temporariamente as tarifas recíprocas sobre dezenas de países e aumentaria os impostos sobre a China.
"Desta vez, certamente estamos preparados com um alto grau de urgência", disse o ministro na Cúpula Global de Tecnologia organizada pela Carnegie Índia, observando que os acordos são muito desafiadores, dada a natureza ambiciosa de Washington e o cenário internacional em constante mudança.

"Vemos uma oportunidade. Queremos ver resultados. Portanto, nossos acordos comerciais são realmente desafiadores", acrescentou.
Segundo o ministro, a Índia já havia sido acusada de atrasar as negociações comerciais, mas desta vez foi Nova Déli que pressionou o outro lado. "Até agora, os Estados Unidos responderam rapidamente ao que foi apresentado", disse.
Jaishankar alertou que o mundo está caminhando para "um período de intensa competição e disputa" em meio às crescentes tensões entre os EUA e a China sobre tarifas, e que a Índia deve estar pronta para proteger seus interesses. Anteriormente, acreditava ser possível isolar setores, definindo limites entre comércio, política e defesa. No entanto, ele disse que uma reavaliação constante e uma abordagem mais abrangente às interações globais são agora necessárias.
Acordo é para ''encontrarmos uma solução"
"Nada mais é apenas comércio. Nada mais é puramente empresarial. Tudo também é pessoal", afirmou, referindo-se às implicações da troca tarifária entre as duas potências econômicas mundiais.
Jaishankar indicou que os esforços da Índia para acelerar as negociações com Washington começaram logo depois que o líder dos EUA assumiu o cargo em janeiro.
"Na verdade, temos um acordo conceitual pelo qual estabeleceremos um acordo comercial bilateral e encontraremos uma solução que funcione para ambos", declarou.
- Em fevereiro, o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e Trump decidiram fortalecer as relações bilaterais e assinar um acordo que facilitaria o comércio entre as duas nações e aumentaria suas trocas para US$ 500 bilhões, aproximadamente o dobro do volume anterior.
SAIBA MAIS SOBRE AS GUERRAS COMERCIAIS DA ERA TRUMP E SEUS OBJETIVOS COM NOSSO ARTIGO .
