As forças nucleares estratégicas garantem a segurança da Rússia, afirmou o presidente russo Vladimir Putin nesta sexta-feira (11) em uma reunião sobre a estratégia de desenvolvimento da Marinha para o período até 2050.
Segundo o presidente, 100% dos equipamentos das forças nucleares estratégicas navais da Rússia foi modernizado.
Putin também enfatizou que os navios russos devem ser capazes de resolver toda uma gama de tarefas em um cenário de constante mudança da dinâmica global e, desta forma, o desenvolvimento de tecnologias exige a formação de uma nova imagem para a frota militar russa.
O presidente enfatizou a necessidade de desenvolver sistematicamente todos os componentes da frota: submarinos, navios e aeronaves. Para esses fins, um orçamento de 8,4 trilhões de rublos (US$ 98,8 bilhões) está previsto para a próxima década, acrescentou.
Putin indicou que a Marinha desempenhou e continua a desempenhar um papel crucial na segurança da Rússia, tornando esta indústria uma prioridade. Ele indicou que 49 navios da Marinha russa foram construídos nos últimos cinco anos. Vários submarinos estratégicos de propulsão nuclear Borey e submarinos de mísseis de cruzeiro de ataque Yasen estão sendo construídos atualmente.
O presidente enfatizou ainda que a experiência na Operação Militar Especial deve ser levada em conta no treinamento de marinheiros.