Notícias

Empréstimos bancários são oferecidos para pagar a conta luz na Argentina

A eliminação dos subsídios pelo Governo de Javier Milei impulsionou a iniciativa na província de Córdoba.
Empréstimos bancários são oferecidos para pagar a conta luz na ArgentinaX/MartinLlaryora

O aumento excessivo das tarifas de eletricidade na Argentina, após a eliminação dos subsídios decretada por Javier Milei, deu lugar a uma iniciativa incomum: créditos bancários para pagar a conta.

A medida foi promovida pelo governador de Córdoba, Martín Llaryora, que oficializou o anúncio na segunda-feira. O banco da província, Bancor, será responsável pela emissão do financiamento para adiar o pagamento em até três parcelas.

"É incrível, mas temos que colocar o Banco de Córdoba [à disposição] para que as pessoas possam pagar pela a luz", afirmou Llaryora. Embora tenha criticado a falta de um "projeto produtivo" por parte do Governo de Milei, o governador apoiou as medidas de ajuste decretadas pelo libertário.

"Quando tivemos nossa primeira reunião [com Milei] em dezembro, entendi que era necessário tomar medidas de choque. Nesse sentido, ratifico o que o presidente Milei fez", sublinhou. Para a autoridade regional, o mandatário tomou medidas para uma "situação que herdou".

Llaryora aproveitou a ocasião para defender as políticas de austeridade que seu governo decretou em Córdoba: redução de salários, aumento de contribuições dos trabalhadores e um aumento das contribuições para a aposentadoria. "É a defesa dos interesses dos cordobeses. Não é [uma questão] pessoal", explicou. 

O financiamento da conta de luz será feito a condições taxa preferenciais para pessoas físicas e pequenas e médias empresas, para enfrentar o duro aumento e que "certamente não o esperavam e não puderam economizar ou se preparar para ele", afirmou o governador.