As Forças Armadas de Israel estão organizando caminhadas para civis nas áreas além da zona tampão das Colinas de Golã, território sírio recentemente ocupado, informou o The Times of Israel nesta sexta-feira (11).
Os ingressos para as excursões, que ocorrerão duas vezes ao dia por uma semana a partir deste domingo, esgotaram-se rapidamente, observa o jornal.
Sob escolta militar, os participantes vão penetrar, em pequenos grupos, até 2,5 km território sírio adentro, além da zona tampão de Golã, território ocupado ilegalmente por Israel após a queda do governo de Bashar al-Assad em dezembro.
Vista para o Damasco e territórios libaneses
O roteiro inclui visita ao lado sírio do Monte Hermon, com vista panorâmica de Damasco e das Fazendas de Shebaa no Líbano, localizadas na base da montanha e área do território libanês sob ocupação ilegal israelense.
Fronteira com a Jordânia
Os visitantes também poderão caminhar e nadar no vale do rio Ruqqad, na fronteira com a Jordânia, e ver partes da ferrovia otomana Hejaz, hoje abandonada.
Os turistas se inscrevem por sua própria conta e risco e são alertados sobre a possibilidade de cancelamento devido a questões de segurança.