Notícias

China descobre mineral raro que pode impulsionar semicondutores e energia solar

O novo recurso natural apresenta altíssima pureza e será incluído na lista de insumos estratégicos do país.
China descobre mineral raro que pode impulsionar semicondutores e energia solar

A China anunciou a descoberta de uma nova espécie de mineral que pode reduzir de forma significativa sua dependência de importações e acelerar o avanço de indústrias estratégicas emergentes, como as de semicondutores e energia fotovoltaica.

A informação foi divulgada pela imprensa local na quinta-feira (10), com base em comunicado do Ministério de Recursos Naturais.

Trata-se de um quartzo de alta pureza, que pode ser processado e purificado para produzir dióxido de silício com pureza mínima de 99,995%. O mineral se destaca por características como resistência a altas temperaturas, durabilidade contra corrosão, baixa expansão térmica, bom isolamento e transparência.

Mao Jingwen, acadêmico da Academia Chinesa de Engenharia, afirmou que a extração do novo mineral é essencial para o desenvolvimento de setores estratégicos emergentes e exerce papel central na disputa tecnológica internacional.

Segundo Huang Xuexiong, diretor do Departamento de Proteção e Supervisão de Recursos Minerais do ministério, o quartzo de alta pureza será incluído na lista de recursos minerais estratégicos, por sua importância em novas cadeias industriais.