
Rússia e EUA discutem retomada de voos diretos e facilitação de serviços bancários

Diplomatas da Rússia e dos Estados Unidos se reuniram na quinta-feira (10), em Istambul, na Turquia, para discutir a facilitação de serviços bancários e financeiros destinados às missões diplomáticas dos dois países.
As delegações trocaram notas com o objetivo de encontrar soluções aceitáveis para ambos os lados.
"As delegações trocaram notas confirmando o acordo alcançado sobre obrigações mútuas para garantir serviços bancários e financeiros ininterruptos às missões diplomáticas russas e americanas, bem como para viabilizar as contribuições da Federação Russa aos orçamentos da ONU e de outras organizações internacionais", comunicou o Ministério das Relações Exteriores da Rússia.

Outro tema tratado no encontro foi a devolução de seis propriedades diplomáticas russas confiscadas anteriormente pelas autoridades americanas. Segundo representantes russos, ficou acertado entre as partes o desenvolvimento de um roteiro para tratar da questão.
O embaixador da Federação Russa nos Estados Unidos, Alexander Darchiev, ressaltou a necessidade de ações práticas e imediatas, incluindo o acesso de representantes russos aos imóveis, para inspeção e avaliação dos danos causados às instalações.
Retomada de voos
As negociações também incluíram medidas para facilitar o processamento de vistos e os preparativos de viagem de funcionários diplomáticos dos dois países. De acordo com Moscou, há expectativa por avanços mais rápidos nesse campo, o que ajudaria a restaurar a confiança bilateral.
Nesse contexto, o embaixador Darchiev também destacou a importância da retomada do tráfego aéreo direto entre Rússia e Estados Unidos. A medida, segundo ele, além de estimular os contatos interpessoais, contribuiria para o fortalecimento dos laços comerciais e institucionais entre os dois países.
