
Trump: 'Transferimos muitas tropas para o Panamá e ocupamos áreas que tínhamos'

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (10) que seu país deslocou "muitas tropas" para o Panamá, e que eles "ocuparam áreas" que estavam sob seu domínio no passado.
"Nós deslocamos muitas tropas para o Panamá e ocupamos algumas áreas que tínhamos. Não tínhamos mais, mas agora temos", declarou em uma coletiva de imprensa.

Sentado ao lado do secretário de Defesa, Pete Hegseth, que esteve no Panamá esta semana, o presidente garantiu que o território está sob "controle muito bom". "Sim, senhor", consentiu o chefe do Pentágono.
"Ontem à noite, voltamos do Panamá. Estivemos no Canal do Panamá [...] e assinamos alguns acordos históricos [...]. Estamos recuperando o canal. A China tem tido muita influência", comentou Hegseth.
Trump declarou repetidamente que Washington deveria retomar o controle do Canal do Panamá, considerando que o princípio de neutralidade consagrado nos Tratados Torrijos-Carter foi violado pela participação da China.
Tanto as autoridades chinesas quanto o presidente do Panamá, José Raúl Mulino, negaram categoricamente essa versão. Da mesma forma, o chefe de Estado centro-americano enfatizou que o canal está sob a soberania do Panamá e sempre permanecerá assim.
COMO O CANAL DO PANAMÁ MOLDOU O COMÉRCIO GLOBAL? ENTENDA COM NOSSO ARTIGO.