
Perigosa 'mania' no TikTok deixa Brasil em alerta

Uma "moda" perigosa está tomando conta do TikTok: pessoas fazem seus próprios dentes de resina em casa usando um produto que é vendido por menos de 20 reais em várias plataformas on-line.
Centenas de vídeos que se tornaram virais mostram como usar um produto conhecido como "resina termoplástica", vendida no formato de pequenas esferas. Quando colocadas em água quente, as esferas se transformam em um material plástico maleável que pode ser moldado no formato do dente.
Após ser moldado, o dente é deixado em água fria para endurecer e adquirir uma cor branca, semelhante a um dente real.
AVISO: AS IMAGENS PODEM SER SENSÍVEIS PARA ALGUMAS PESSOAS
@habla.comigo1 Ficou lindo, me ajude engajando 💕 #dentederesina#shoppe#dentederesina#resina#dentedashoppe#dente @Falo mesmo 🦋 @Falo mesmo 🦋 #CapCut♬ som original - Falo mesmo 🦋
Os usuários afirmam que moldar um dente temporário em casa é mais barato e acessível do que fazer um implante profissional que pode custar até R$ 2.500.
No entanto, os dentistas alertam para os perigos de tal prática. Conforme explicam ao G1 a especialista em ortodontia, Monique Pimentel, e a cirurgiã-dentista, Flávia Rabello, a produção de dentes caseiros pode colocar em risco a saúde bucal e do corpo em geral.
Elas explicam que o "dente" caseiro não se adapta à estrutura natural da boca, o que impede que os espaços entre os dentes sejam adequadamente preenchidos, dificultando a higiene diária.
Além disso, os dentes de resina possuem uma superfície áspera, o que favorece o acúmulo de restos de alimentos e o desenvolvimento de cáries mesmo nos dentes saudáveis.
"Agravando o problema"
As especialistas também enfatizam que podem ocorrer alterações na mordida, pois o dente improvisado exerce pressão de forma desigual sobre os dentes opostos, o que afeta a distribuição da força da mastigação e causa desconfortos como dores de cabeça ou enxaquecas.

"As pessoas pensam que estão resolvendo um problema estético ao substituir um dente perdido, mas, na realidade, isso pode agravar o problema, causando até mesmo a perda de dentes saudáveis próximos ao implante falso, além de outros problemas de saúde", explica Pimentel.
A especialista também ressaltou que os dentes de resina usados nos consultórios odontológicos são temporários. Os dentes fixos são feitos de porcelana, um material biocompatível que oferece menos riscos aos pacientes.
O Conselho Federal de Odontologia (CFO) criou um canal de denúncias em parceria com plataformas de comércio eletrônico para identificar e remover publicações ilegais.
