
Irã não é contra investimentos norte-americanos, declara presidente iraniano

O presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, declarou na quarta-feira (9) que seu país seria a favor de um possível investimento direto norte-americano na República Islâmica, afirmando que o Irã não busca armas nucleares.
"O Líder Supremo [Khamenei] não se opõe aos investimentos dos EUA no Irã", afirmou Pezeshkian em entrevista à televisão estatal.

No entanto, Pezeshkian acrescentou que Teerã é contra as "políticas erradas" de Washington e as "conspirações para destruir o país".
O presidente do Irã também confirmou que as negociações com os EUA começarão no sábado, em Omã.
"Não estamos em busca de uma bomba nuclear", disse ele, alegando: "Vocês [no Ocidente] verificaram isso 100 vezes. Façam isso mais mil vezes."
Há muito tempo, o Irã considera que Washington está por trás das tentativas de interferir e desestabilizar seu governo, desde o triunfo da Revolução Islâmica de 1979, que derrubou o governo da dinastia Pahlavi, apoiada pelos EUA.
Em seu primeiro mandato, o presidente norte-americano, Donald Trump, retirou-se unilateralmente de um histórico acordo nuclear de 2015 entre o Irã e as potências mundiais.
Sanções
Os EUA anunciaram, nesta quarta-feira (9), a imposição de novas sanções contra cinco entidades e um indivíduo ligados ao programa nuclear do Irã. Entre os alvos estão a Organização de Energia Atômica do Irã e sua subsidiária, a Iran Centrifuge Technology Company, diretamente envolvidas no desenvolvimento de tecnologia nuclear.
De acordo com o secretário do Tesouro norte-americano, Scott Bessent, a medida visa conter o avanço das ambições nucleares do regime iraniano, classificadas por Washington como uma "ameaça à segurança global e regional".
Na terça-feira (8), o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, declarou ao Washington Post que Teerã busca uma "solução diplomática" com os Estados Unidos.
No entanto, advertiu que, caso Washington opte por medidas mais agressivas ou ações militares, o Irã responderá com firmeza e proporcionalidade.
ENTENDA O PROGRAMA NUCLEAR DO IRÃ LENDO NOSSO ARTIGO.

