
Zakharova descreve as tarifas de Trump: 'Barganha'

As tarifas comerciais impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, são uma ferramenta tradicional da política norte-americana, mas continuam a causar espanto em outros países, afirmou a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova.
"As tarifas dos EUA e as tarifas retaliatórias aumentaram ainda mais ao longo do dia. A barganha é séria. Para os EUA, isso é uma forma tradicional de fazer negócios. Para muitos países, é um choque", escreveu Zakharova em suas redes sociais na quarta-feira (9).
A guerra palaciana de Trump
Desde 5 de abril, Washington impôs uma tarifa básica de 10% a todos os seus parceiros comerciais e, desde então, tem aumentado a pressão para forçar acordos com termos mais favoráveis aos EUA. As medidas afetam especialmente cerca de 60 países que mantêm grandes superávits comerciais com os americanos.

Na quarta-feira, a tarifa total aplicada pelos EUA sobre produtos chineses chegou a 125%. Trump advertiu os países atingidos a não adotarem medidas de retaliação.
A China não se intimida
Pequim, no entanto, respondeu com tarifas adicionais de 84% sobre produtos norte-americanos.
Diante da escalada, o governo chinês prometeu novas "medidas firmes e eficazes" para proteger seus interesses. "Os EUA continuam abusando das tarifas para pressionar a China. Nos opomos firmemente a isso e jamais aceitaremos esse tipo de intimidação", disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lin Jian, em coletiva de imprensa.
A tensão crescente provocou queda nas bolsas de valores ao redor do mundo e elevou temores de recessão.
SAIBA MAIS SOBRE AS GUERRAS COMERCIAIS DA ERA TRUMP E SEUS OBJETIVOS COM NOSSO ARTIGO .
