Trump é suspeito de tráfico de influência após publicação na rede social

A postagem coincidiu com anúncio que impulsionou ações da própria empresa em mais de 22%.

Investidores interpretaram como um sinal a publicação feita pelo presidente Donald Trump na quarta-feira (9) na rede Truth Social às 9h37, antes do anúncio de uma pausa de 90 dias em quase todas as tarifas.

"ESTE É UM ÓTIMO MOMENTO PARA COMPRAR!!! DJT", escreveu o republicano.

DJT é o símbolo das ações da Trump Media and Technology Group, empresa controladora da plataforma de mídia social Truth Social, usada por Trump.

Menos de quatro horas depois, ele anunciou a suspensão temporária das tarifas globais, o que provocou uma valorização expressiva das ações — especialmente as da Trump Media and Technology Group, que encerraram o dia com alta de 22,67%.

As ações dispararam com a notícia, encerrando o pregão em alta de 9,5%. O mercado, medido pelo índice S&P 500, recuperou cerca de US$ 4 trilhões, ou 70%, do valor que havia perdido nos quatro dias anteriores de negociações.

O senador democrata Adam Schiff pediu nesta quarta-feira (9) que o Congresso dos Estados Unidos investigue um possível caso de uso de informação privilegiada envolvendo Trump.

"Vou fazer o possível para descobrir", disse Schiff, democrata da Califórnia, à revista Time.

"'Memecoins' familiares e todo o resto não estão livres de investigação por uso de informação privilegiada ou enriquecimento ilícito. Espero descobrir em breve", afirmou.

Críticas nas redes sociais

Usuários das redes sociais criticaram a mensagem do presidente dos EUA, acusando-o de "manipulação do mercado".

Em um vídeo que rapidamente tornou-se viral, originalmente postado pelo assessor de comunicação da Casa Branca, Margo Martin, o presidente dos EUA receb Charles Schwab, fundador e copresidente da gestora de ativos homônima, no Salão Oval na quarta-feira, em um horário não especificado.

"Este é Charles Schwab", diz Trump mas imagens, apresentando o bilionário de 87 anos aos campeões de corrida. "Ele não é apenas uma empresa, ele é, na verdade, um indivíduo! E ele ganhou US$ 2,5 bilhões hoje", diz o presidente.

Pausa de 90 dias

O presidente norte-americano anunciou uma suspensão de 90 dias nas tarifas para os países que decidirem não retaliar Washington. A medida, no entanto, não se aplica à Ucrânia e à China.

Segundo a agência Reuters, os produtos chineses terão um novo aumento: a tarifa passará de 104% para 125%.

QUAIS SÃO AS GUERRAS COMERCIAIS DA ERA TRUMP E SEUS OBJETIVOS? SAIBA MAIS EM NOSSO ARTIGO.