Notícias

Trump é suspeito de tráfico de influência após publicação na rede social

A postagem coincidiu com anúncio que impulsionou ações da própria empresa em mais de 22%.
Trump é suspeito de tráfico de influência após publicação na rede socialGettyimages.ru / jpgfactory

Investidores interpretaram como um sinal a publicação feita pelo presidente Donald Trump na quarta-feira (9) na rede Truth Social às 9h37, antes do anúncio de uma pausa de 90 dias em quase todas as tarifas.

"ESTE É UM ÓTIMO MOMENTO PARA COMPRAR!!! DJT", escreveu o republicano.

DJT é o símbolo das ações da Trump Media and Technology Group, empresa controladora da plataforma de mídia social Truth Social, usada por Trump.

Menos de quatro horas depois, ele anunciou a suspensão temporária das tarifas globais, o que provocou uma valorização expressiva das ações — especialmente as da Trump Media and Technology Group, que encerraram o dia com alta de 22,67%.

As ações dispararam com a notícia, encerrando o pregão em alta de 9,5%. O mercado, medido pelo índice S&P 500, recuperou cerca de US$ 4 trilhões, ou 70%, do valor que havia perdido nos quatro dias anteriores de negociações.

O senador democrata Adam Schiff pediu nesta quarta-feira (9) que o Congresso dos Estados Unidos investigue um possível caso de uso de informação privilegiada envolvendo Trump.

"Vou fazer o possível para descobrir", disse Schiff, democrata da Califórnia, à revista Time.

"'Memecoins' familiares e todo o resto não estão livres de investigação por uso de informação privilegiada ou enriquecimento ilícito. Espero descobrir em breve", afirmou.

Críticas nas redes sociais

Usuários das redes sociais criticaram a mensagem do presidente dos EUA, acusando-o de "manipulação do mercado".

Em um vídeo que rapidamente tornou-se viral, originalmente postado pelo assessor de comunicação da Casa Branca, Margo Martin, o presidente dos EUA receb Charles Schwab, fundador e copresidente da gestora de ativos homônima, no Salão Oval na quarta-feira, em um horário não especificado.

"Este é Charles Schwab", diz Trump mas imagens, apresentando o bilionário de 87 anos aos campeões de corrida. "Ele não é apenas uma empresa, ele é, na verdade, um indivíduo! E ele ganhou US$ 2,5 bilhões hoje", diz o presidente.

Pausa de 90 dias

O presidente norte-americano anunciou uma suspensão de 90 dias nas tarifas para os países que decidirem não retaliar Washington. A medida, no entanto, não se aplica à Ucrânia e à China.

Segundo a agência Reuters, os produtos chineses terão um novo aumento: a tarifa passará de 104% para 125%.

  • O tráfico de influência – ou negociação com informação privilegiada – conhecido em inglês como "insider trading", envolve a compra ou venda de ações ou outros ativos no mercado financeiro com base em dados relevantes que ainda não são públicos, ou obtidos internamente de uma empresa.

QUAIS SÃO AS GUERRAS COMERCIAIS DA ERA TRUMP E SEUS OBJETIVOS? SAIBA MAIS EM NOSSO ARTIGO.