
Trump não descarta reunião com Xi Jinping: 'eu o respeito'

O presidente dos EUA, Donald Trump, declarou nesta quarta-feira que não descarta realizar uma reunião com seu homólogo chinês, Xi Jinping.
''É meu amigo, eu gosto do presidente Xi, eu gosto, o respeito'', declarou o mandatário norte-americano em uma conferência de imprensa no Salão Oval.
Ele acrescentou que Xi é ''um dos homens mais inteligentes do mundo'', e que por isso decidiria realizar um acordo ''que seria muito bom para ambos''. O mandatário reiterou tabém que muitos países ''trataram tão mal'' os EUA durante anos.
''Acredito que o presidente Xi é um homem que sabe exatamente o que precisa fazer. É um homem muito inteligente. Ama seu país. Estou certo disso. O conheço muito bem'', acrescentou Trump. ''E acredito que irá querer chegar a um acordo. Acredito que isso vá acontecer. Receberemos uma chamada telefônica em algum momento, e tudo estará pronto'', destacou.

Trump também acredita que não precisará mais aumentar tarifas para trazer a China à mesa de negociações, e que os cálculos para o seu último aumento foram ''bem calculados''.
Na ocasião, o presidente criticou seus antecessores. ''Culpo as pessoas sentadas nesta cadeira, atrás desta mesa, por serem estúpidas, incompetentes. Isto deveria ter sido feito a anos''
O mandatário norte-americano realizou as declarações após anunciar o aumento de 125% sobre as importações chinesas aos EUA. ''Com base na falta de respeito que a China tem demonstrado aos mercados mundiais, eu aqui decreto a elevação da tarifa cobrada a China pelos EUA a 125%, com efeito imediato''.
QUAIS SÃO AS GUERRAS COMERCIAIS DA ERA TRUMP E SEUS OBJETIVOS? SAIBA MAIS EM NOSSO ARTIGO.
