Notícias

França poderá reconhecer Estado Palestino em junho, diz Macron

Atualmente, 147 dos 193 países membros das Nações Unidas reconhecem oficialmente a Palestina.
França poderá reconhecer Estado Palestino em junho, diz MacronPier Marco Tacca/Getty Images

Em entrevista publicada nesta quarta-feira (9) pela emissora France 5, o presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou que o país poderá reconhecer oficialmente o Estado da Palestina em junho, durante uma conferência que copresidirá ao lado da Arábia Saudita, em Nova York, nos Estados Unidos. Segundo ele, o encontro pode abrir caminho para que outros países também formalizassem o reconhecimento de Israel.

''Farei isso (…) porque acredito que, em algum momento, é o justo a se fazer e porque também quero participar de uma dinâmica coletiva que possa permitir que todos aqueles que defendem a Palestina reconheçam, por sua vez, Israel – o que muitos deles não fazem'', disse o presidente francês, em declaração publicada por um jornal do país.

ONU

Atualmente, 147 dos 193 países membros das Nações Unidas reconhecem oficialmente o Estado da Palestina, o que representa aproximadamente 76% dos membros da ONU.

Em maio de 2024, Espanha, Irlanda e Noruega se juntaram ao grupo de países da União Europeia que reconhecem oficialmente o Estado da Palestina, elevando para dez o total de membros do bloco que adotaram essa posição. Antes deles, já haviam concedido o reconhecimento Bulgária, Chipre, Malta, Hungria, Polônia, Suécia e Romênia.