
Trump sobre pausar tarifas: 'As pessoas estavam com um pouco de medo'

O presidente dos EUA, Donald Trump, comentou nesta quarta-feira que a sua decisão de fazer uma pausa de 90 dias em parte de suas tarifas se deu porque as ''pessoas estavam passando um pouco dos limites''.
''Estavam ficando nervosos, sabe?'', declarou o presidente norte-americano em uma reunião com campeões de corrida na Casa Branca. ''Estavam com um pouco de medo, diferente desses campeões'', afirmou.
Trump destacou que ''nenhum outro presidente'' realizaria uma política tarifária como a sua.

Questionado se a decisão foi motivada pela situação das bolsas de ações norte-americanas, Trump afirmou que o setor é muito complicado, porém que agora estava normalizado. ''Porém veja-os agora, é lindo. [...] Porém, sim, a noite vi que o pessoal estava um pouco nervoso'', admitiu o presidente.
Contudo, o presidente norte-americano destacou que não considera um ''grande passo'' a decisão de pausar as tarifas. ''O grade passo foi o que fiz no 'Dia da Libertação''', declarou, referindo-se à cerimônia no dia 2 de abril, na qual anunciou suas medidas tarifárias. ''Nos livramos de todos os acordos [comerciais] horríveis que fizeram'', destacou Trump.
- Mais cedo, Trump anunciou que, como mais de 75 países haviam procurado seus governo para tratar da questão tarifária e "não fizeram nenhuma retaliação", ele estava autorizando para essas nações "uma pausa de 90 dias e uma tarifa recíproca substancialmente reduzida durante esse período, de 10%, também com vigência imediata".
- Entre os países com as taxas mais altas está a China, cujas taxas Trump elevou para 125% "com base no desrespeito que [Pequim] tem demonstrado aos mercados mundiais".
QUAIS SÃO AS GUERRAS COMERCIAIS DA ERA TRUMP E SEUS OBJETIVOS? SAIBA MAIS EM NOSSO ARTIGO.