Notícias

'Lindo carvão limpo': Trump fortalece setor carbonífero e revoga medidas ambientalistas de Biden

O presidente novamente criticou o 'injusto' Acordo de Paris.
'Lindo carvão limpo': Trump fortalece setor carbonífero e revoga medidas ambientalistas de BidenAP / Alex Brandon

O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou nesta terça-feira uma série de ordens executivas com o objetivo de expandir a mineração nos EUA e impulsionar o setor carbonífero, revogando medidas de seu antecessor, Joe Biden, que visavam combater as mudanças climáticas.

''Hoje realizamos medidas históricas para ajudar aos trabalhadores, mineradores, famílias e consumidores norte-americanos. Acabamos de uma vez por todas à guerra de Joe Biden contra o carvão limpo e lindo'', afirmou Trump, rodeado de trabalhadores do setor.

O ex-presidente democrata (2021-2025) liderou uma série de ações climáticas, tendo o Acordo de Paris como bandeira. Sua posição invalidou o carvão como fonte de energia privilegiada por ser muito poluente. ''Estamos fazendo o contrário'', afirmou Trump, ao anunciar a abertura de usinas termelétricas anteriormente fechadas.

Trump classificou como ''injusto'' o Acordo, principal mecanismo internacional para limitar o aquecimento global. ''Foi um golpe para tirar dinheiro dos EUA e isso realmente nos prejudicou'', assegurou.

''Sob o meu governo, colocamos os EUA em primeiro. É muito simples, EUA sempre estará em primeiro'', manifestou.

  • Uma das primeiras ordens executivas do segundo mandato de Donald Trump, em janeiro, determinava a retirada dos EUA do Acordo de Paris, algo que já havia feito em sua primeira passagem pela Casa Branca.