Notícias

Trump aumenta tarifas contra China para 104% - Fox News

Com isso, o presidente dos EUA cumpre com suas ameaças do dia anterior.
Trump aumenta tarifas contra China para 104% - Fox NewsGettyimages.ru / Pool

As tarifas de 50% sobre a China, prometidas anteriormente pelo presidente dos EUA, Donald Trump, foram introduzidas nesta terça-feira, informou o canal Fox News. O valor total das tarifas agora é de 104%.

Na segunda-feira, Trump havia declarado que a medida seria aplicada se Pequim não removesse as tarifas de 34% - anunciadas, por sua vez, como retaliação ao tarifaço do ''Dia da Libertação''.

''Além disso, todas as negociações com a China, que foram solicitadas por eles, serão encerradas!", escreveu na ocasião o presidente em sua plataforma, a Truth Social.

"Dia da libertação"

Na última quarta-feira, Trump anunciou tarifas contra mais de 180 países e regiões, e as taxas sobre o gigante asiático foram aumentadas para 54%, que se somam a uma tarifa existente de 20%. Em resposta, o governo chinês declarou que imporia, a partir de 10 de abril, tarifas adicionais de 34% sobre todas as importações dos EUA.

O porta-voz da chancelaria da China, Lin Jian, qualificou o tarifaço como um ''movimento típico de unilateralismo, protecionismo e intimidação econômica'':

''O ato hegemônico dos EUA, em nome da 'reciprocidade', atende a seus interesses egoístas em detrimento dos interesses legítimos de outros países e coloca a "América em primeiro lugar" acima das regras internacionais'', afirmou na segunda-feira.