Comandante ucraniano revela salário de mercenários colombianos atuando na Ucrânia

Outros 200 voluntários colombianos devem se juntar às tropas ucranianas neste mês; o regime de Kiev está buscando patrocinadores para ajudar a pagar suas passagens aéreas.

O comandante da 47ª Brigada Mecanizada Separada das Forças Armadas da Ucrânia, Gamlet Avagyan, confirmou a presença de mercenários colombianos lutando na província russa de Kursk.

"Como parte da 47ª Brigada Mecanizada Separada que está combatendo ativamente na província de Kursk, há uma companhia de assalto separada formada por voluntários da Colômbia ", disse em entrevista ao semanário ucraniano Mirror of the Week.

Avagyan também admitiu que esses mercenários estão na Ucrânia desde 2022. Inicialmente, a companhia era diversificada, incluindo americanos e escoceses, mas ele decidiu manter apenas os colombianos, visando promover maior unidade e coesão entre os combatentes.

O comandante detalhou as condições de trabalho desses mercenários: eles recebem cerca de US$ 3.000 por mês, mas esse valor pode aumentar para US$ 4.200 caso participem ativamente do combate, além de terem direito a 40 dias de licença.

A maioria dos mercenários são jovens, com apenas dois tendo cerca de 40 anos, afirmou.

Está previsto que outros 200 voluntários cheguem este mês e o comandante está buscando patrocinadores para ajudar a pagar suas passagens aéreas. O custo de uma passagem da Colômbia para a Polônia é de aproximadamente mil dólares. Além disso, para entrar no país, os mercenários precisam adquirir duas passagens, uma de ida e outra de volta, explicou.