Notícias

Nazistas 'teriam conquistado o mundo' se Goebbels tivesse redes sociais, afirma Moraes

Em entrevista à revista New Yorker, o ministro do STF destacou a ascensão da extrema direita e "novo populismo digital extremista" como ferramenta de dominação.
Nazistas 'teriam conquistado o mundo' se Goebbels tivesse redes sociais, afirma MoraesFabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil

Na segunda-feira (7), a revista norte-americana New Yorker publicou uma reportagem com declarações do ministro do STF Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, feitas em entrevistas exclusivas ao veículo. Nas conversas, Moraes comentou a influência da mídia e o que chamou de "novo populismo digital extremista".

"Nazistas teriam conquistado o mundo"

O ministro falou sobre a ascensão da extrema-direita, que, segundo ele, passou a utilizar redes sociais e meios de comunicação para mobilizar a população, provocando uma disputa pelo controle da internet e, por consequência, do poder global.

"No início, os algoritmos foram refinados para fins econômicos, para cativar os consumidores. Depois, as pessoas perceberam como era fácil redirecionar isso para o poder político", afirmou.

Moraes mencionou ainda a rede X, do bilionário americano Elon Musk, alegando que a plataforma poderia ter sido uma ferramenta central do sistema de propaganda do regime nazista alemão.

"Se Goebbels [ministro da Propaganda na Alemanha nazista] estivesse vivo e tivesse acesso ao X, estaríamos condenados. Os nazistas teriam conquistado o mundo", declarou.

Atritos com Musk

O ministro tem um histórico de embates com o dono da X, que teve a plataforma suspensa no Brasil no fim de agosto do ano passado, após descumprir uma determinação de multa e a exigência de nomear um novo representante legal no país.

Na conversa com os jornalistas, Moraes comentou sobre o episódio em que Musk o comparou a "uma mistura de Voldemort e Sith [vilões de Harry Potter e Star Wars]" e riu. Para o ministro, a comparação foi "divertida".

O repórter, no entanto, destacou a postura séria e até "ofendida" de Moraes ao comentar a recusa de Musk em cumprir ordens do STF.

"Como todas as outras empresas, esta [a rede social X] deve cumprir a legislação brasileira. Quem escalou a desobediência foi a empresa sob o comando direto de seu maior acionista. E, naquele momento, Musk também se tornou pessoalmente responsável", disse o ministro.