
Trump anuncia orçamento militar histórico de US$ 1 trilhão

O governo dos Estados Unidos aprovou um orçamento de defesa recorde, atingindo pela primeira vez na história a marca de US$ 1 trilhão, anunciou o presidente Donald Trump, na segunda-feira (7).

"Estamos muito preocupados com os custos, mas as Forças Armadas são algo que temos de construir, e temos de ser fortes, porque há muitas forças ruins por aí agora", afirmou o republicano.
Trump destacou ainda que esse é o maior orçamento que o Pentágono já teve. "Ninguém viu nada parecido com isso", ressaltou.
O presidente também mencionou que os EUA pretendem desenvolver novas tecnologias em aviões e mísseis. "É uma pena que tenhamos que fazer isso porque esperamos nunca ter que usá-los, mas os militares são muito poderosos e continuarão sendo", disse.
O secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, elogiou a medida. "O presidente Donald Trump está reconstruindo nossas Forças Armadas, e rápido", escreveu ele em sua conta no X.
O anúncio de Trump sobre o aumento do financiamento militar ocorre no contexto de uma campanha de cortes generalizados de gastos federais, liderada pelo Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) de Elon Musk.
