Notícias

Chanceler argentina considera "absurdo" conceder empréstimos a aposentados porque eles "vão morrer"

Diana Mondino questionou os cidadãos idosos que fazem empréstimos.
Chanceler argentina considera "absurdo" conceder empréstimos a aposentados porque eles "vão morrer"Gettyimages.ru / Tomas Cuesta

A ministra das Relações Exteriores, Comércio Internacional e Culto do Governo de Javier Milei na Argentina, Diana Mondino, considera "absurdo" conceder empréstimos a aposentados em seu país, pois esse é um setor da população que tem maior probabilidade de morrer e não pagar os empréstimos concedidos.

As declarações polêmicas, que causaram repúdio na comunidade argentina, foram feitas pela ministra, durante sua participação no programa 'La Noche de Mirtha', transmitido pela emissora de televisão local El Trece.

"É um absurdo porque, por definição, todos nós vamos morrer um dia, e se você é um aposentado de não sei quantos anos, é quase certo que você vai morrer, então por que você está fazendo esse tipo de coisa?”, expressou a alta funcionária do Governo Milei.

A intervenção da chanceler ocorreu quando os outros participantes do programa estavam falando sobre as supostas irregularidades cometidas pela Administração Nacional de Seguridade Social (Anses) na contratação de seguros para respaldar empréstimos a aposentados com risco de não serem pagos.

Reação dos participantes

Após as palavras de Mondino, uma das participantes, a jornalista Mónica Gutiérrez, reagiu e disse: "Você pode viver até os 106 anos, né, Mirtha? Pelo menos. Não é tão certo que vamos morrer".

Depois disso, a renomada apresentadora do programa, Mirtha Legrand, que recentemente completou 97 anos, respondeu: "Pretendo viver muitos anos mais" e caiu na gargalhada.