Notícias

Chanceler do Irã confirma reunião 'indireta' de alto nível com os EUA no Omã

Mais cedo, o presidente Donald Trump afirmou que conversas 'diretas' seriam realizadas com o país persa.
Chanceler do Irã confirma reunião 'indireta' de alto nível com os EUA no OmãGettyimages.ru / Murtadha Al-Sudani/Anadolu

O Ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, confirmou que representantes do país persa e dos EUA celebrarão uma reunião ''indireta'' no Omã nesse sábado.

''Irã e Estados Unidos se reunirão no sábado no Omã para manter conversas indiretas de alto nível'', escreveu o chanceler iraniano nesta segunda-feira na rede social X. ''É tanto uma oportunidade quanto é um teste. A bola está no campo dos EUA'', acrescentou.

Anteriormente, o New York Times relatou, citando fontes, que as conversas indiretas sobre o programa nuclear iraniano estão programadas para o sábado no Omã.

Também nesta segunda-feira, Donald Trump afirmou que seu país mantém negociações diretas com Teerã.

''Estamos tendo conversas diretas com o Irã, elas já começaram'', declarou em uma reunião com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. Ele também comunicou sobre ''uma reunião muito grande'' que ocorreria entre as partes no sábado.

''Acredito que todo mundo concorde que fazer um acordo será preferível do que fazer o óbvio. E o óbvio não é algo que eu queria estar envolvido ou, francamente, que Israel queira estar envolvido se puder evitá-lo'', destacou Trump.

Contudo, o presidente não descartou realizar ações militares contra o país persa caso os diálogos falhem. ''Se as conversas com o Irã não tiverem êxito, acredito que o Irã irá correr um grande perigo e, odiaria ter que dizer, um grande perigo, porque não podem ter armas nucleares'', garantiu. ''Não é uma equação difícil. Irã não pode ter uma arma nuclear. Isso é tudo'', acrescentou.