'Mesmo Trump falando o que quiser, o Brasil está seguro', garante Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (7) que o Brasil está preparado para enfrentar turbulências econômicas , mesmo com a escalada da guerra comercial entre Estados Unidos e China.
Segundo o mandatário, as reservas internacionais acumuladas garantem proteção ao país. ''Mesmo o presidente Trump falando o que ele quer falar, o Brasil está seguro porque temos um colchão de 350 bilhões que dá ao Brasil e ao Fernando Haddad uma certa tranquilidade'', disse.
O presidente também ressaltou o pagamento da dívida externa como fundamental para evitar turbulências do cenário econômico mundial. ''Nós pagamos a dívida externa brasileira, 30 bilhões de dólares. Nós, pela primeira vez, fizemos uma reserva de 370 bilhões de dólares, o que segura esse país até hoje contra qualquer crise, qualquer crise”, afirmou.
Lula destacou ainda o histórico de medidas adotadas para proteger a economia brasileira.
A declaração ocorreu após o governo de Donald Trump impor novas tarifas para produtos importados de mais de 180 países, incluindo o Brasil.
As tarifas norte-americanas entraram em vigor no sábado (5) e já provocaram retaliações da China. O impacto também foi sentido nos mercados globais: o Ibovespa recuperou 1,31% nesta segunda, e o dólar fechou em alta de 1,29%, cotado a R$ 5,91.
O Ministério das Relações Exteriores declarou que uma tarifa de 10% sobre produtos brasileiros fere as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC) e informou que está disponível formas de resposta.
O Congresso Nacional, por sua vez, aprovou um projeto de lei que autoriza retaliações comerciais a países que não mantêm isonomia nas relações econômicas. A proposta aguarda sanção do presidente.
