
Brasil sediará fórum internacional sobre língua russa

O Fórum Internacional Terra Rusística será realizado nos dias 8 e 9 de abril, na Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. O evento é promovido pela Associação Internacional de Professores de Língua e Literatura Russa, em conjunto com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A entrada é gratuita.
A programação, prevista para começar às 10h15, terá transmissão simultânea pelo Youtube, permitindo a participação remota de ouvintes. Com excessão das mesas de abertura e encerramento, que contarão com tradução para o português, o evento será realizado apenas em russo, sem tradução.
Estarão presente representantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Universidade de São Paulo (USP) e da própria UFRJ, que apresentarão relatórios sobre ensino e pesquisa da língua russa no país.
Participam ainda professores, tradutores, cientistas e escritores da Argentina, Venezuela, Cuba, México, Peru, Espanha, entre outros países da América Latina e Europa.
Entre os representantes russos estão delegações do Instituto da Língua Russa Vinogradov, do Instituto Púchkin, da Escola Superior de Economia da Rússia, do Instituto Literário Górki e da Casa Púchkin.

A programação inclui debates sobre o ensino da língua russa , literatura e tradução, com temas como "Arquétipos e narrativas na literatura russa", "Popularização da língua na América Latina" e "Tradução literária contemporânea". Haverá ainda uma master class voltada ao uso de ferramentas digitais no ensino do idioma.
O fórum tem o apoio da fundação "Rússki Mir" ("Mundo russo", em tradução livre), voltado para a promoção da língua e cultura russas no exterior, e do Ministério da Cultura do Brasil.
"Uma das tarefas principais da nossa fundação é implementar medidas para apoiar e estimular sociedades e associações estrangeiras que popularizam a língua, a cultura e a ciência da Rússia", afirmou a diretora executiva da fundação, Tatiana Chlítchkova.