Notícias

UE propõe tarifas de 25% contra produtos americanos - Agência Reuters

UE propõe tarifas de 25% contra produtos americanos - Agência ReutersGettyimages.ru / Thierry Monasse

A Comissão Europeia propôs nesta segunda-feira tarifas de 25% sobre uma série de produtos dos EUA em resposta às tarifas do presidente Donald Trump sobre aço e alumínio, informou a agência Reuters nesta segunda-feira, citando um documento ao qual teve acesso.

As tarifas sobre alguns produtos entrarão em vigor em 16 de maio e sobre outros mais tarde, em 1º de dezembro, informou o veículo.

O portal informa que a UE ajustou ligeiramente a lista que a Comissão estava considerando em março, retirando o bourbon da lista de produtos sujeitos a tarifas.

Após a introdução de tarifas globais recíprocas por Donald Trump em 2 de abril, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, emitiu uma declaração condenando a decisão do presidente como "um duro golpe para a economia mundial":

"Lamento profundamente essa eleição. Sejamos realistas quanto às imensas consequências. A economia global sofrerá enormemente".

"As tarifas também prejudicarão os consumidores em todo o mundo. Isso será sentido imediatamente. Milhões de cidadãos enfrentarão contas de supermercado mais altas. Os medicamentos custarão mais caro, assim como o transporte. A inflação aumentará", prossegue o comunicado.

"Estamos preparados para reagir", afirma o segmento seguinte. "Como europeus, sempre promoveremos e defenderemos nossos interesses e valores. E sempre defenderemos a Europa", disse ele. No entanto, ele acrescentou que "ainda há um caminho alternativo". "Não é tarde demais para abordar as preocupações por meio de negociações", conclui-se.

SAIBA MAIS SOBRE AS GUERRAS COMERCIAIS DA ERA TRUMP E SEUS OBJETIVOS COM NOSSO ARTIGO .