Imprensa do Irã mostra como o país atacaria uma base dos EUA

A simulação da eventual ofensiva contra a base dos EUA no Oceano Índico foi criada com inteligência artificial.

A mídia iraniana divulgou, nesta segunda-feira, um vídeo gerado por inteligência artificial que simula um ataque com mísseis à base dos EUA na Ilha Diego Garcia, a maior ilha do arquipélago de Chagos, no Oceano Índico, atualmente sob controle britânico.

No sábado, o chefe do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica, Hossein Salami, afirmou que Teerã não iniciaria uma guerra, mas continua totalmente preparado para enfrentar qualquer agressão de seus adversários.

A nação persa também confirmou possuir armas de plasma, tendo afirmado que seus "inimigos" não poderiam "imaginar" as capacidades que possuem.

As declarações ocorrem em meio às ameaças de Donald Trump, que prometeu bombardeios "como eles nunca viram antes" e "tarifas secundárias" se Teerã não chegar a um acordo com Washington sobre seu programa nuclear. O Irã se recusou a ceder à pressão e afirmou que "nunca negociará sobre seus mísseis".

Base nas Ilhas Chagos

Nesse contexto, o jornal britânico The Telegraph afirmou ter conversado com um oficial iraniano em condição de anonimato. Ele teria declarado que o Irã vai atacar Forças britânicas nas Ilhas Chagos se Donald Trump ordenar um ataque contra o país persa.

"Não haverá distinção entre alvejar as forças britânicas ou americanas se o Irã for atacado de qualquer base na região ou dentro do alcance dos mísseis iranianos", afirmou o oficial, citado pelo veículo. "Quando chegar a hora, não importa se você é um soldado americano, britânico ou turco - você será alvo se sua base for usada pelos americanos."