
Kremlin: Apesar da solidariedade com ideia de cessar-fogo, Rússia deve garantir seus interesses

Apesar de simpatizar com a ideia de um cessar-fogo com a Ucrânia, a Rússia deve garantir seus interesses, afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, nesta segunda-feira.

"O presidente russo [Vladimir] Putin apoia a ideia da necessidade de um cessar-fogo, mas, antes disso, várias perguntas precisam ser respondidas. Essas perguntas estão no ar até que alguém lhes dê respostas", declarou o porta-voz. De acordo com Peskov, entre as questões importantes está "a incapacidade do regime de Kiev de controlar as ações de várias unidades extremistas e nacionalistas que simplesmente não obedecem" às suas autoridades.
"Sendo simpáticos à ideia da necessidade de um cessar-fogo antecipado, devemos garantir nossos interesses e esclarecer os aspectos que acabei de mencionar", acrescentou.
O porta-voz russo observou que as negociações entre a Rússia e os EUA devem continuar, mas ainda não há uma data concreta para a próxima reunião. "De fato, a continuação deve ser, é um entendimento comum. Ainda não há um dia específico, assim que ele aparecer, nós o informaremos", declarou.
