Notícias

Bolsonaro volta a manifestar 'esperança' em intervenção estrangeira no Brasil

Durante o ato na Avenida Paulista, o ex-presidente mencionou seu filho, que solicitou afastamento do cargo para buscar sanções norte-americanas contra o próprio país.
Bolsonaro volta a manifestar 'esperança' em intervenção estrangeira no BrasilGettyimages.ru / Wagner Meier

Durante o ato pró-anistia aos condenados pelos atos contra prédios institucionais ocorridos em 8 de janeiro de 2023, realizado na Avenida Paulista no domingo, o ex-presidente Jair Bolsonaro reiterou sua defesa pela intervenção de agentes estrangeiros para solucionar a crise no Brasil.

"Tenho esperança também que de fora venha alguma coisa para cá. Hoje faltou um filho meu aqui. O 03, que fala inglês, fala espanhol, fala árabe, tem contato com pessoas importantes do mundo todo. Está lá nos EUA", afirmou, citado pelo portal Poder360.

O ex-mandatário menciona seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, que solicitou afastamento do cargo para permanecer nos Estados Unidos, onde se encontra desde fevereiro.

"Vou morar longe dos meus amigos, dos meus familiares, da minha Pátria, mas não descansarei até que a justiça seja feita e a minha nação seja libertada", afirmou Eduardo em um vídeo, explicando que sua mudança para os EUA lhe ajudará a buscar "punições" contra o ministro Alexandre de Moraes.

Sinalizações de fora do Brasil

Nas últimas semanas, Bolsonaro e seu círculo têm defendido um envolvimento maior dos EUA na política brasileira. Recentemente, o ex-presidente participou do programa Flow, onde afirmou que o Brasil precisa de uma intervenção norte-americana para resolver seus problemas internos relacionados à "liberdade".

"Então a gente precisa de sinalizações de fora do Brasil. Estão acontecendo, sim, no meu entender, com a vitória de Donald Trump nos EUA", disse o ex-presidente.

Em fevereiro, o governo Trump havia criticado a falta de liberdade no Brasil, destacando questões relacionadas às políticas internas, e condenou supostas violações da liberdade de expressão e dos princípios democráticos.