Notícias

Casa Branca explica por que não incluiu a Rússia na lista de tarifas de Trump

O diretor do Conselho Econômico Nacional dos EUA, Kevin Hassett, comentou sobre as amplas tarifas impostas por Washington a várias nações.
Casa Branca explica por que não incluiu a Rússia na lista de tarifas de TrumpRT / Alex Wong

A Rússia não foi incluída na lista de tarifas, anunciada esta semana pelo presidente dos EUA, Donald Trump, devido às negociações em andamento entre Moscou e Washington sobre o conflito ucraniano, afirmou Kevin Hassett, diretor do Conselho Econômico Nacional dos EUA.

"Obviamente, há uma negociação em andamento com a Rússia e a Ucrânia. E acho que o presidente tomou a decisão de não misturar as duas questões", declarou à ABC News em uma entrevista neste domingo, em resposta a uma pergunta. "Não é apropriado trazer algo novo para essas negociações, bem no meio delas", concluiu.

Na quarta-feira, Trump anunciou as tarifas globais durante uma cerimônia apelidada de "Dia da Libertação" dos EUA. A partir de sábado, Washington impôs uma tarifa básica de 10% sobre todos os seus parceiros comerciais, e tarifas recíprocas ainda mais altas contra cerca de 60 nações que têm grandes superávits comerciais com os EUA entrarão em vigor na próxima quarta-feira.

Entre os países com tarifas mais altas estão a China, o Vietnã, Taiwan, a Coreia do Sul e a União Europeia. Não estão incluídos na lista o México, o Canadá, a Rússia e Belarus.