Notícias

Maduro: 'A Venezuela será o primeiro país do mundo a superar a guerra comercial de Trump'

O presidente dos EUA impôs uma barreira tarifária de 15% sobre os produtos venezuelanos.
Maduro: 'A Venezuela será o primeiro país do mundo a superar a guerra comercial de Trump'AP / Ariana Cubillos

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou na sexta-feira que seu país "será o primeiro" a superar os efeitos da política tarifária imposta por Donald Trump na economia global.

"A Venezuela será o primeiro país do mundo a superar as tarifas e a guerra comercial que Trump declarou contra o mundo. A Venezuela será um exemplo e os distúrbios que eles criarem, nós os enfrentaremos, os derrotaremos novamente e seguiremos em frente com prosperidade", declarou o presidente em um discurso televisionado.

Em sua reflexão, Maduro considerou que tanto a economia da Venezuela quanto a do resto do mundo estão submetidas a "uma guerra", que em sua opinião é semelhante às dificuldades que a nação bolivariana teve de enfrentar durante a pandemia de covid-19, quando já tinha de lidar com quase mil sanções dos EUA. Apesar disso, enfatizou, seu governo tomou medidas efetivas que evitaram uma crise social e sanitária.

Em 2 de abril, Trump anunciou tarifas recíprocas para países de todo o mundo, incluindo nações da América Latina e do Caribe. Tarifas de 10% foram impostas à maioria deles, mas no caso da Venezuela, o político republicano optou por anunciar barreiras tarifárias de 15% sobre todos os produtos.

Essas restrições se somam às tarifas recíprocas de 25% para todos os possíveis compradores do petróleo venezuelano, bem como à revogação de licenças que beneficiavam empresas petrolíferas como a Chevron e a Repsol, o que foi interpretado como um retorno à política de "pressão máxima" implementada por Trump em seu primeiro mandato para promover uma mudança de governo na Venezuela.

QUAIS SÃO AS GUERRAS COMERCIAIS DA ERA TRUMP E SEUS OBJETIVOS? SAIBA MAIS EM NOSSO ARTIGO.