Muitas mulheres se sentem atraídas por homens calvos porque a calvície é associada a alta sexualidade, testosterona alta, qualidades de liderança, carisma e coragem, afirma o psicólogo Andrey Zberovsky ao portal 360.ru na quarta-feira (2).
"Nos chimpanzés e gorilas machos, se eles forem muito agressivos e ativos, a calvície também é observada. Ficou claro que a redução dos cabelos na cabeça é nada mais do que uma reação adaptativa no mundo dos primatas machos para vencer nas lutas", explicou Zberovsky.
A valorização dos homens calvos surgiu na década de 1970, quando cientistas comprovaram que eles possuem níveis mais altos de testosterona. Nos anos 1990, pesquisadores também destacaram os benefícios evolutivos da calvície.
Ser careca, no entanto, não significa abrir mão dos cuidados pessoais. Homens calvos devem aplicar máscaras hidratantes, usar protetor solar e manter a saúde bucal, já que nada desvia mais a atenção do rosto.
Evgeny Tuaev, especialista em estilo masculino, afirmou que os homens calvos costumam cuidar melhor da própria aparência.
"Se um homem comum corta o cabelo uma vez a cada mês e meio, nós, carecas, precisamos nos cuidar a cada dois ou três dias", ressaltou Tuaev.