Notícias

Trump oferece alívio tarifário à China em troca de acordo com o TikTok

O presidente norte-americano afirmou estar próximo de fechar um acordo com um grupo interessado na aquisição do aplicativo. Os chineses têm até 5 de abril para concretizarem a venda.
Trump oferece alívio tarifário à China em troca de acordo com o TikTokJaap Arriens/NurPhoto via Getty Images)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu nesta quinta-feira (3) que a China poderá ter um alívio nas tarifas comerciais caso aprove um acordo relacionado ao TikTok, aplicativo de vídeos curtos da ByteDance, informa a agência Reuters.

Trump afirmou a jornalistas que está disposto a reduzir as tarifas impostas ao país asiático se Pequim aceitar vender o aplicativo para um comprador que não seja chinês. A China tem até sábado (5) para concretizar a venda, sob ameaça de banimento do TikTok nos Estados Unidos.

Questionado sobre a proximidade do acordo, Trump disse que "está muito perto".

Os Estados Unidos impuseram tarifas de até 54% sobre diversos produtos chineses como parte de uma estratégia para pressionar Pequim a fazer concessões comerciais.

"As tarifas nos dão um tremendo poder de negociação. Sempre deram. Usei muito bem na primeira administração. Agora estamos levando isso a um nível totalmente novo", afirmou Trump.