Notícias

Enviado de Putin: Rússia e EUA deram 'três passos à frente' nas negociações em Washington

Kiril Dmitriev manteve reuniões com representantes do governo Donald Trump.
Enviado de Putin: Rússia e EUA deram 'três passos à frente' nas negociações em WashingtonGettyimages.ru / vchal

Kirill Dmitriev, representante especial da presidência russa para investimentos e cooperação econômica com países estrangeiros, afirmou nesta quinta-feira (3) que, durante os dois dias de negociações entre autoridades russas e americanas em Washington, ''três passos à frente'' foram dados de diversas formas.

''Eu diria que hoje e ontem demos três passos à frente em um grande número de questões'', disse a autoridade, respondendo a perguntas de repórteres sobre o progresso feito durante as negociações entre a Rússia e os EUA.

No entanto, Dmitriev enfatizou que, devido à falta de comunicação entre os dois países durante três anos, muitos problemas se acumularam. ''Portanto, o processo de diálogo, o processo de solução, avança há algum tempo, mas sem dúvida está avançando de forma positiva e construtiva'', explicou.

A autoridade enfatizou que há "uma dinâmica positiva" nas relações com os EUA, apesar das divergências entre as partes em vários pontos. ''Serão permitidas mais algumas reuniões para resolver todas as nossas diferenças, mas o principal é que vejamos uma atitude positiva e construtiva do governo Trump e seus principais representantes'', disse ele.

As reuniões entre autoridades russas e americanas evidenciaram um esforço mútuo para restabelecer o diálogo direto, buscando a resolução de questões geopolíticas e econômicas.

Durante as conversas, discutiu-se a possível retomada dos investimentos dos EUA na Rússia, bem como as previsões de projetos conjuntos em setores estratégicos , como o Ártico e a exploração de metais de terras raras. Além disso, foi abordada a retomada de voos diretos entre os dois países e o fortalecimento dos intercâmbios culturais, turísticos e religiosos.

Novas reuniões já estão planejadas entre as duas partes, com o objetivo de consolidar os avanços alcançados e aprofundar a cooperação bilateral entre ambas as nações.

SAIBA MAIS SOBRE KIRILL DMITRIEV E SEU PAPEL NO DIÁLOGO COM OS EUA EM NOSSO ARTIGO.