País africano denuncia Ucrânia por patrocinar terrorismo

O ministro das Relações Exteriores do Mali já havia declarado anteriormente que o Ocidente utiliza Kiev para alcançar seus objetivos geopolíticos na África.

O chefe do Ministério das Relações Exteriores do Mali, Abdoulaye Diop, classificou oficialmente a Ucrânia como "patrocinadora do terrorismo" e acusou o país de apoiar grupos rebeldes que operam na região de Sahel.

"Gostaria de reiterar nosso compromisso conjunto de redobrar nossos esforços na luta contra o terrorismo, contra os terroristas e contra os patrocinadores estatais de grupos terroristas, como a Ucrânia, como eu já disse, que também é um dos patrocinadores do terrorismo e deve ser tratada como tal", disse.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, afirmou que seu país está disposto a prestar assistência integral à Aliança dos Estados do Sahel nas áreas da defesa, segurança e economia.

Anteriormente, Diop declarou em uma entrevista concedida à RIA Novosti que o Ocidente utiliza Kiev para alcançar seus objetivos geopolíticos na África. Além disso, detalhou que o Mali está realizando uma investigação independente sobre os vínculos da Ucrânia com grupos terroristas e acrescentou que poderiam solicitar ajuda a Moscou, se necessário.