Notícias

Trump declara emergência econômica nos EUA

O presidente dos EUA invocou poderes extraordinários para enfrentar os desafios econômicos e fortalecer a segurança de seu país por meio da implementação de tarifas.
Imagem ilustrativaGettyimages.ru

A Casa Branca emitiu um comunicado explicando que Trump declarou uma emergência nacional na quarta-feira, invocando poderes extraordinários para enfrentar os desafios econômicos e fortalecer a segurança de seu país, implementando tarifas e medidas comerciais abrangentes.

O documento afirma que essas taxas permanecerão em vigor até que o presidente dos EUA considere que "a ameaça representada pelo déficit comercial subjacente e pelo tratamento não recíproco tenha sido enfrentada, resolvida ou mitigada".

Também menciona que esses poderes extraordinários dão a Trump a autoridade para aumentar as tarifas se os parceiros comerciais dos EUA retaliarem, bem como diminuí-las se eles implementarem "medidas significativas para remediar acordos comerciais não recíprocos", bem como se alinharem com Washington "em questões econômicas e de segurança nacional".

A tarifa básica de 10% entrará em vigor no sábado, e as tarifas individuais e recíprocas entrarão em vigor em 9 de abril, informou a Casa Branca.

Entre as tarifas mais notáveis estão 34% para a China, 32% para Taiwan, 24% para o Japão e 20% para a União Europeia. Isso eleva as tarifas sobre o gigante asiático para 54%, além dos 20% já existentes, informa a Fox News. Não fazem parte da lista de países sujeitos a tarifas o México, o Canadá, a Rússia e Belarus.

QUAIS SÃO AS GUERRAS COMERCIAIS DA ERA TRUMP E SEUS OBJETIVOS? SAIBA MAIS EM NOSSO ARTIGO.