
Enviado especial de Putin se reúne com representantes de Trump

Kiril Dmitriev, representante especial da presidência russa para investimentos e cooperação econômica com países estrangeiros, confirmou que está se reunindo com representantes do governo de Donald Trump em Washington. Segundo detalhou Dmitriev, as reuniões deverão ocorrer em 2 e 3 de abril.
"O diálogo entre Rússia e EUA, que é crucial para o mundo inteiro, foi completamente rompido durante o governo Biden"
De acordo com o representante russo, são muitos os que ainda estão interessados em preservar as tensões diplomáticas e impedir uma restauração.

"Essas forças distorcem deliberadamente a posição da Rússia e tentam impedir qualquer passo em direção ao diálogo, não poupando meios nem recursos", declarou.
Dmitriev detalhou ainda que aqueles que se opõem à reaproximação entre as potências "temem que a Rússia e os EUA encontrem um terreno comum, comecem a se entender melhor e estabeleçam uma cooperação tanto nas questões internacionais quanto na economia".
Nesse contexto, o funcionário russo disse que a restauração do diálogo é um processo gradual complexo, mas que cada reunião ajuda Moscou e Washington a avançarem nesse sentido.
"A real compreensão da posição da Rússia [por parte dos EUA] tornará possível o estabelecimento de uma cooperação construtiva, inclusive na esfera econômica e de investimentos", enfatizou.
Anteriormente, o The Washington Post informou que Dmitriev se reuniu com o enviado especial de Donald Trump, Steve Witkoff, na quarta-feira (2). É a primeira vez que um funcionário de alto escalão russo visita Washington para dialogar desde que a operação militar especial começou em fevereiro de 2022.
Quem é Kiril Dmitriev? Saiba mais no nosso artigo.