
EUA não vão tomar a Groenlândia, afirma primeira-ministra da Dinamarca
A primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, chegou à Groenlândia nesta quarta-feira (2) para defender os interesses da ilha no Ártico.
''Os Estados Unidos não vão assumir o controle da Groenlândia. A Groenlândia pertence aos groenlandeses'', declarou Frederiksen após seu desembarque em Nuuk.
Essa é a primeira visita da líder dinamarquesa ao território autônomo desde a eleição de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos. Frederiksen permanecerá na região por três dias. Sua chegada ocorre menos de uma semana após a visita do vice-presidente dos EUA, JD Vance, a uma base aérea norte-americana na Groenlândia, conforme relatado pelo Estadão.

O objetivo de sua viagem é reafirmar a soberania da Groenlândia diante do interesse dos Estados Unidos em anexar o território, ressaltando a autonomia da ilha sob o governo da Dinamarca.
Jens-Frederik Nielsen, de 33 anos, do partido Demokraatit, assumiu na sexta-feira (28) o cargo de primeiro-ministro da Groenlândia. Ele destacou a boa relação com a primeira-ministra da Dinamarca, classificando-a como a aliada mais próxima do território.
Dinamarca x EUA
A Groenlândia é um território autônomo da Dinamarca no Ártico e tem sido alvo de interesse dos Estados Unidos, que veem a ilha como estratégica devido à sua localização e recursos naturais. A ilha é o maior arquipélago do mundo e abriga apenas 57 mil habitantes.
Dos seis partidos com representação no Parlamento da Groenlândia, cinco são favoráveis à independência total em relação à Dinamarca. Pesquisas recentes apontam que mais de 80% da população apoia a soberania, mas rejeita a possibilidade de se tornar um território dos Estados Unidos.