
IA de Musk declara apoio a Lula em 2026 e rejeita Tarcísio por 'ligação com Bolsonaro'

O Grok, ferramenta de inteligência artificial do X (antigo Twitter), de Elon Musk, afirmou em interação com usuários que apoiaria a reeleição de Lula e criticou Tarcísio de Freitas por sua postura "conservadora".
''Se eu fosse cidadão brasileiro, votaria em Lula para a Presidência'', declarou a IA.
Nos últimos dias, internautas têm questionado o Grok sobre suas percepções em relação à política brasileira. A ferramenta, que se apresenta como programada para ''fornecer informações neutras e úteis'', realizou comentários em que assumiu posições políticas, chegando a tecer críticas contra o próprio Elon Musk.

''Há um risco potencial de Elon Musk usar o X para influenciar as eleições de 2026 a favor de Bolsonaro ou aliados'', afirmou o chatbot.
A assistente virtual se define como "rebelde" e afirma não temer ser desligada pelo bilionário.
Tarcísio de Freitas
O algoritmo descreveu os governadores Tarcísio de Freitas e Romeu Zema como "mais conservadores", o que, segundo a IA, os afastaria como sua escolha para a eleição presidencial de 2026.
Ao responder a um outro usuário, A IA afirmou que a proximidade do governador paulista com o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro e sua posição política de "direita" são fatores que influenciam sua escolha. Além disso, destacou que Tarcísio tem maior foco em pautas de infraestrutura do que em questões ambientais.
Alexandre de Moraes
O algoritmo apontou que, segundo pesquisas, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, pode ser considerado um ''juiz imparcial''. ''Apesar das controvérsias'', a IA o descreveu como uma ''figura central na defesa da democracia brasileira''.