Notícias

Conheça Kirill Dmitriev, funcionário de alto escalão russo que irá negociar com os EUA em Washington

Dmitriev atua desde 2011 como diretor geral do Fundo Russo de Investimentos Diretos, sendo uma peça chave para a manutenção de relações amistosas com outros países.
Conheça Kirill Dmitriev, funcionário de alto escalão russo que irá negociar com os EUA em WashingtonGettyimages.ru / Sefa Karacan/Anadolu

Kirill Dmitriev chegou nesta quarta-feira em Washington para negociar com o governo norte-americano sobre a paz no conflito ucraniano. Ele é o primeiro oficial de alto nível a ir aos EUA desde 2022. O funcionário de alto escalão se converteu em uma figura destacada na política russa em anos recentes, tendo assumido um papel-chave na promoção de relações amistosas com outras nações, recebendo prêmios da Rússia, Arábia Saudita, França, Cazaquistão, e outros países pela sua atuação.

Diálogos com os EUA

Dmitriev compôs a delegação russa nas conversas com os EUA, celebradas em Riade, Arábia Saudita, no dia 18 de fevereiro, sendo responsável pelas demandas de seu país sobre o bloqueio econômico e de investimentos.

Após a reunião - o primeiro contato de alto nível entre Moscou e Washington desde o início do conflito na Ucrânia -, declarou que as duas nações deveriam desenvolver iniciativas energéticas conjuntas. ''Precisamos de projetos conjuntos, incluindo no Ártico e em outras regiões'', afirmou, citado pela AP.

Além disso, participou em diversas reuniões com Witkoff durante sua recente visita à Rússia, destacando que ''o governo Trump procura sem dúvida o diálogo e a busca por soluções'', embora ''muitas pessoas tentem interromper esse diálogo''.

No dia 23 de fevereiro, foi nomeado pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, como representante especial da Presidência russa para investimentos e cooperação econômica com países estrangeiros.

Diretor geral do RFPI

Desde abril de 2011, Dmitriev atua como diretor geral do Fundo Russo de Investimentos Diretos (RFPI, em sua sigla em russo), criado nesse mesmo ano por iniciativa dos então presidente e primeiro-ministro russos, Dmitry Medvedev e Vladimir Putin, respectivamente.

O fundo atua como um catalisador de investimentos diretos estrangeiros, participando como co-investidor em diversas iniciativas. Sob a direção de Dmitriev, o RFPI investiu mais de 2.3 bilhões de rublos (aproximadamente 155 milhões de reais), sendo mais da metade correspondente a fundos associados. 

A entidade também desempenhou um papel fundamental na luta contra a Covid-19 durante a pandemia, proporcionando à Rússia e outros países testes confiáveis, as vacinas Sputnik V e Sputnik Lite, e criando, segundo Dmitriev, ''uma das marcas russas mais fortes no mercado internacional dos últimos tempos''.

Desde o início do conflito, tanto Dmitriev, como o RFPI, estão sob sanções do Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia.

Carreira invejável

Antes de assumir o cargo diretivo no RFPI, Dmitriev geriu grandes fundos de capital de risco e dirigiu várias operações financeiras emblemáticas para seu país com a GE, Société Générale, Fidelity Investments, entre outros. Iniciou sua carreira no Goldman Sachs e McKinsey & Company.

Além disso, foi nomeado por Putin como membro dos conselhos empresariais dos BRICS e da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC, em suas siglas em inglês). Por fim, compôs o conselho administrativo de diversas empresas russas líderes nos setores de finança, infraestrutura, mineração e transporte, apoiando várias iniciativas culturais e educativas.

Dmitriev é licenciado em Economia pela Universidade de Stanford, possuindo um MBA pela Escola de Negócios de Harvard. Em 2011, se converteu no único representante russo na lista dos 100 profissionais mais influentes no setor de investimentos estrangeiros diretos nos últimos 10 anos da Private Equity International.