Notícias

Musk deixará governo Trump 'nas próximas semanas' - imprensa dos EUA

É provável que o magnata mantenha o papel informal como conselheiro e seja uma figura ocasional na Casa Branca, relataram pessoas com informações privilegiadas sobre o presidente.
Musk deixará governo Trump 'nas próximas semanas' - imprensa dos EUAGettyimages.ru / Win mcNamee

O presidente dos EUA Donald Trump comunicou a membros de seu gabinete que Elon Musk deixará em breve sua atual posição como parceiro do governo e figura proeminente em Washington, relatou nesta quarta-feira (2) o Politico.


Embora Trump esteja satisfeito com a contribuição de Musk, especialmente em relação à iniciativa do Departamento de Eficiência Governamental, ambos chegaram à conclusão de que este seria o momento oportuno para Musk retornar aos seus negócios e passar a assumir um papel mais secundário, conforme relataram três fontes anônimas do gabinete.

A saída do empresário americano do governo Trump ocorre em um contexto em que membros da administração e aliados externos começam a ver sua imprevisibilidade como um potencial risco político, destaca o jornal.

A publicação acrescenta que essa percepção se intensificou após a recente derrota de um juiz conservador, apoiado por Musk, que perdeu sua candidatura à Suprema Corte de Wisconsin por uma diferença de 10 pontos.

Essa mudança, escreve o Politico, marca um contraste significativo na relação entre Trump e Musk em comparação a apenas um mês atrás, quando muitos na Casa Branca acreditavam que Musk estaria "presente por um bom tempo" e que o presidente encontraria uma forma de estender sua presença no governo para além dos 130 dias estipulados por lei para a atuação de um empregado especial do governo.