
Ex-agente da CIA afirma saber onde está a Arca da Aliança

Um ex-agente da CIA que trabalhou para a agência norte-americana na década de 1980 afirma saber onde está escondida a Arca da Aliança, baú sagrado que, segundo a Bíblia, continha as tábuas de pedra de Moisés com os Dez Mandamentos.
O major Ed Dames revelou ao jornal britânico Daily Mail que fez parte de um programa secreto do Exército dos EUA que treinava indivíduos conhecidos como "visualizadores remotos". Eles alegavam ser capazes de captar informações sobre objetos, pessoas ou locais distantes.
Dames afirmou ter participado do projeto Stargate, ativo de 1977 a 1995 e encerrado por ser considerado ineficaz na coleta de informações. Ele disse ter ensinado técnicas de visão remota a outros agentes, e trabalhado nas buscas pela relíquia.
Localização atual da Arca
O ex-agente afirmou que recentemente usou suas "habilidades de visão remota" para localizar a Arca, que, segundo a tradição, teria desaparecido há mais de 2.500 anos.

Dames afirma que o baú estaria na Tumba dos Patriarcas, um local religioso em Hebron, na Palestina. De acordo com tradições judaicas, cristãs e islâmicas, esse é o local de sepultamento de três casais bíblicos: Abraão e Sara, Isaac e Rebeca, e Jacó e Lia.
"Estou em um lugar escuro e me sinto muito inseguro, porque há um sentimento que não consigo descrever. Nunca senti isso antes, e isso me assusta", declarou ele à imprensa, relembrando suas experiências durante a sessão.
Ele disse que o local se parece com um túnel de pedra. "Há um objeto, e ele é quadrado, pesado e denso", afirmou, acrescentando que teve a impressão de se tratar de uma "relíquia sagrada", um item "histórico" e "bíblico".
Mais tarde, realizou outra sessão de visão remota, que, segundo ele, lhe permitiu determinar a localização exata da Arca "em questão de metros".
Agentes da CIA
Recentemente, um documento desclassificado da CIA alega ter confirmado, por meio de "visão remota", a existência do que parece ser a arca sagrada.
Segundo os registros da agência, em uma sessão realizada em 5 de dezembro de 1988, um observador remoto identificado como N° 32 foi encarregado de identificar um objeto, posteriormente descrito como a Arca da Aliança.
O documento também menciona que o baú era "protegido por entidades" com "poderes desconhecidos".
Embora não haja comprovação científica da visão remota, nas décadas de 1970 e 1980 o governo dos EUA considerava os médiuns um recurso valioso para operações de inteligência. Segundo um artigo de 1995 do jornal Los Angeles Times, o governo dos EUA investiu até US$ 20 milhões no projeto Stargate e em programas relacionados.
Histórico do Arco
A Bíblia descreve a Arca da Aliança como um baú de madeira coberto de ouro construído pelos israelitas logo após a fuga do Egito, por volta do século 13 a.C. Segundo o relato, Moisés teria colocado dentro dele os Dez Mandamentos.
Alguns historiadores acreditam que a peça teria sido guardada no Sanctum Sanctorum, a câmara mais interna do antigo Templo de Jerusalém.
Durante o saque babilônico de Jerusalém, em 586 a.C., a relíquia desapareceu sem deixar vestígios, segundo os textos bíblicos.
Até hoje, porém, não há nenhuma evidência arqueológica ou histórica que comprove sua existência.