Notícias

Confira quais foram os filmes de maior destaque do famoso ator americano Val Kilmer

O ator norte-americano ganhou fama nos anos 1980 e 1990 em filmes como "Top Gun", "The Doors" e "Batman Eternamente".
Confira quais foram os filmes de maior destaque do famoso ator americano Val KilmerGettyimages.ru / Jeremy Bembaron

O ator americano Val Kilmer, que ganhou fama em Hollywood nos anos 1980 e 1990, morreu na terça-feira (1º) aos 65 anos em Los Angeles, Califórnia.

De acordo com sua filha, Mercedes Kilmer, a causa da morte foi pneumonia. Kilmer já havia sido diagnosticado com câncer de garganta em 2014, mas conseguiu se recuperar posteriormente.

Apesar dos problemas que enfrentou, sua contribuição para o cinema e sua resiliência o mantêm como uma figura respeitada e admirada por fãs e colegas.

Nota biográfica

Val Kilmer nasceu em 31 de dezembro de 1959, em Los Angeles, Califórnia. Formado na prestigiosa Juilliard School em Nova York, iniciou sua carreira no teatro e estreou no cinema com as comédias "Top Secret" (1984) e "Academia de Gênios" (1985).

Além do cinema, manteve sua carreira como ator de teatro e também atuou em filmes independentes. Na vida pessoal, foi casado com a atriz Joanne Whalley (1988–1996) com que teve dois filhos.

Kilmer ganhou destaque com atuações marcantes em filmes como "Top Gun" (1986), onde interpretou Iceman, "The Doors" (1991), no papel do icônico cantor Jim Morrison, e "Tombstone" (1993) como Doc Holliday. Em 1995, vestiu a capa do homem-morcego em "Batman Eternamente" (1995).

Confira abaixo a lista das atuações de destaque de Val Kilmer.

"Top Secret!" (1984) e "Academia de Gênios" (1985)

"Top Secret!" (1984), dirigido por Jim Abrahams e David Zucker, é uma comédia que mistura paródia de filmes de espionagem com elementos musicais.

Foi a estreia de Val Kilmer no cinema, então com 24 anos, no papel de Nick Rivers, um astro de rock americano envolvido em uma ridícula missão na Alemanha Oriental. Kilmer, que posteriormente foi associado a papéis mais dramáticos, provou nesse longa sua capacidade de interpretar papéis de comédia.

Em 1985, Kilmer brilhou como Chris Knight, um estudante de física superdotado em uma universidade de elite, no filme "Academia de Gênios". Foi mais uma comédia com Kilmer antes de ele estrelar nos icônicos "Top Gun" e "Batman".

"Top Gun" (1986)

"Top Gun" (1986), dirigido por Tony Scott, é um dos filmes de ação mais celebrados dos anos 1980, com cenas aéreas espetaculares e trilha sonora eletrizante.

Val Kilmer, então com 26 anos, fez o papel de Tom "Iceman" Kazansky, o piloto que rivalizava com o protagonista Maverick, interpretado por Tom Cruise.

Apesar de não fazer o papel principal, Iceman se tornou um dos personagens mais emblemáticos da carreira de Kilmer. O filme tornou-se um fenômeno de bilheteria e consolidou Kilmer como parte de uma nova geração de astros de Hollywood.

Em 2022, Kilmer reviveu Iceman brevemente em "Top Gun: Maverick" em um momento emocionante que conectou gerações de fãs.

"The Doors" (1991)

Dirigido por Oliver Stone, "The Doors" (1991) é um filme biográfico que retrata a ascensão e queda de Jim Morrison (1943–1971), vocalista da banda de rock homônima.

Val Kilmer, então com 31 anos, interpretou o músico reproduzindo os maneirismos e a personalidade errática do artista. Para o papel, Kilmer estudou filmagens de Morrison por meses e cantou ao vivo todas as faixas do filme.

A trama conta a formação da banda na década de 1960, o sucesso de canções como "Light My Fire" e o período autodestrutivo de Morrison, marcado pelo abuso de álcool e drogas e problemas com a lei.

"Batman Enternamente" (1995)

Dirigido por Joel Schumacher, Batman Forever (1995) marcou a estreia de Val Kilmer como Bruce Wayne (Batman), substituindo Michael Keaton, que havia interpretado o homem-morcego anteriormente.

O filme recebeu críticas tanto positivas como negativas, dividindo o público ao abandonar o tom sombrio de Tim Burton do filme anterior em favor de uma estética mais colorida.

Kilmer, com 35 anos na época, trouxe uma interpretação mais introspectiva ao homem-morcego, destacando o conflito interno do herói, e atuou ao lado de "vilões" extravagantes: Jim Carrey (Charada) e Tommy Lee Jones (Duas-Caras).

Apesar do sucesso comercial, Kilmer declarou ter ficado insatisfeito com o filme e seguiu sua carreira atuando em papéis mais dramáticos, distanciando-se do universo dos super-heróis.