Trump aprova acordo que deixa Reino Unido sem sua última colônia na África

Londres cederá a soberania sobre o arquipélago de Chagos em troca do arrendamento do atol de Diego Garcia.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deu aval para um acordo em que o Reino Unido cederá a soberania do arquipélago de Chagos, sua última colônia na África, para a República de Maurício.

Pelos termos do acordo, Londres arrendará Diego Garcia, o maior atol do arquipélago no Oceano Índico, por um período inicial de 99 anos, com possibilidade de prorrogação por mais 40 anos, segundo o Financial Times.

O objetivo é garantir o controle da base militar conjunta dos Estados Unidos e do Reino Unido localizada na ilha.

"Agora cabe a nós e ao governo de Maurício finalizar o acordo após as discussões com os EUA", afirmou um porta-voz do governo britânico.

Em fevereiro, durante reunião com o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, na Casa Branca, Trump já havia indicado ser favorável ao acordo.

"Tenho a sensação de que tudo correrá muito bem", disse Starmer sobre o tema.

No ano passado, porém, havia temores de que o retorno de Trump ao poder dificultaria a assinatura do pacto. Republicanos questionavam se seria sensato entregar o território a Maurício, que mantém relações próximas com a China. O receio é de que uma aliança entre os dois países permita a criação de uma base militar na região, o que poderia representar uma ameaça estratégica.