Notícias

China dá sinal verde para os primeiros táxis voadores

Duas empresas receberam as primeiras licenças para operar esses veículos, inaugurando assim "a era dos voos de baixa altitude" transportando pessoas no país.
China dá sinal verde para os primeiros táxis voadoresX @ehang

Duas empresas chinesas receberam as primeiras licenças para operar drones autônomos de passageiros, emitidas pela Administração de Aviação Civil da China (CAAC), marcando o início dos voos de baixa altitude transportando pessoas no país.

Os certificados de operação (OCs) foram concedidos em 28 de março à EHang Holdings, na província de Guangdong, e à Hefei Hey Airlines, na província de Anhui, de acordo com um comunicado divulgado na segunda-feira (31) pela EHang. Essa licença confirma que os drones autônomos de passageiros atendem aos padrões de segurança operacional do país e podem ser usados para fornecer serviços comerciais de transporte de passageiros, incluindo passeios turísticos urbanos.

Esse era o último documento necessário para começar a prestar serviços, já que o veículo aéreo não tripulado EH216-S da Yihang Intelligence havia obtido anteriormente o certificado de tipo (TC), o certificado de aeronavegabilidade padrão (AC) e a licença de produção (PC).

"Isso faz da Yihang Intelligence a primeira empresa do mundo a possuir "quatro certificados em um", marcando que os serviços tripulados de baixa altitude e o futuro tráfego aéreo urbano podem iniciar formalmente o processo de comercialização e avançar gradualmente para a fase de popularização do consumo em massa", disse a EHang.

A empresa observou que os certificados marcam o início da era dos voos de baixa altitude transportando pessoas, permitindo que elas reservem voos, passeios turísticos pela cidade e "muito mais em Guangzhou e Hefei", como se estivessem reservando um serviço de transporte tradicional. No entanto, não foi especificado quando os primeiros táxis aéreos começarão a operar.