
Kiev ataca deliberadamente instalações de energia russas duas vezes em um dia

As tropas ucranianas realizaram dois ataques deliberados a instalações de infraestrutura energética russas nas últimas 24 horas, informou o Ministério da Defesa da Rússia nesta quarta-feira (2).

Segundo o ministério, o primeiro ataque teve como alvo uma subestação de eletricidade na cidade de Kliukva, na província russa de Kursk. Como resultado, um transformador foi desligado e o fornecimento de eletricidade para mais de 1.200 consumidores domésticos foi interrompido.
Em outro ataque, os militares ucranianos afetaram uma instalação de energia na mesma província, rompendo um cabo e interrompendo o fornecimento de eletricidade para mais de 300 clientes.
"Em meio às declarações de vários representantes do regime de Kiev, a começar por Zelensky, sobre a observação de restrições aos ataques às instalações de energia russas, as forças armadas ucranianas estão sistematicamente realizando ataques usando UAVs e sistemas de artilharia contra a infraestrutura de energia russa", diz a declaração.
Cessar-fogo ignorado
Em 18 de março, o presidente russo, Vladimir Putin, e seu homólogo norte-americano, Donald Trump, concordaram em introduzir um cessar-fogo de 30 dias nos ataques à infraestrutura de energia na Rússia e na Ucrânia.
O líder do regime ucraniano, Vladimir Zelensky, declarou publicamente que apoiava o cessar-fogo, mas desde então a Ucrânia violou em várias ocasiões.
Na terça-feira, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, declarou que a Ucrânia não cumpre ao cessar-fogo introduzido, enquanto Moscou adere "100%" ao acordo com Washington.