
Argentina exporta gás natural pela primeira vez para o Brasil através da Bolívia

Na terça-feira (1º), a Argentina pela primeira vez exportou gás natural para o Brasil via Bolívia aproveitando a infraestrutura de gasodutos construída nos últimos anos, informou a empresa estatal boliviana Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB).

A operação de trânsito do gás argentino para o mercado brasileiro envolveu a empresa francesa TotalEnergies, que também tem grande presença no Brasil, o Grupo Matrix, o Grupo Energia do Brasil e a YPFB.
Segundo a mídia argentina, na terça-feira foram exportados 500 mil metros cúbicos de gás. O valor da operação não foi revelado.
O projeto deverá continuar em fase de testes nos próximos dias até que seja atingido um volume de 4,5 milhões de metros cúbicos de gás natural exportados para o Brasil, detalhou Oscar Claros Dulón, gerente de Contratos de Exportação de Gás Natural da YPFB.
As primeiras transferências de gás argentino para o Brasil através de gasodutos bolivianos "fortalecem e representam um projeto crucial para a integração energética sul-americana", destaca a YPFB.
A Argentina já exporta cerca de dois milhões de metros cúbicos de gás natural para o Brasil pelo gasoduto que liga Paso de los Libres à usina termelétrica de Uruguaiana no Rio Grande do Sul, mas o novo projeto abre mais espaço para a diversificação e ampliação do mercado de gás natural sul-americano.