
Alemanha anuncia envio de 5 mil soldados para fronteira russa

Na terça-feira (1º), a Alemanha anunciou que vai enviar 5 mil soldados para a Lituânia com o objetivo de reforçar a defesa do flanco oriental da OTAN. Trata-se do primeiro destacamento permanente de tropas estrangeiras enviado por Berlim desde a Segunda Guerra Mundial.
A mobilização, direcionada à área de fronteira com a província russa de Kaliningrado, visa fortalecer tanto as forças da linha de frente quanto as unidades de apoio, que incluem um centro médico, uma companhia de comunicações e equipes de comando distribuídas em diversos locais.
Após cerimônia de ativação em Vilnius, a 45ª Brigada Blindada do Exército Alemão passou a estar operacional.

"Temos uma missão clara: garantir a proteção, liberdade e segurança de nossos aliados lituanos no flanco oriental da OTAN", disse o líder da unidade, Brigadeiro-General Christoph Huber, conforme relatado pelo site Politico.
No momento, cerca de 150 soldados alemães atuam na Lituânia, com planos de ampliar esse contingente para 500 até o final do ano.
Em 2024, Berlim iniciou o envio de tropas armadas para a Lituânia, membro da União Europeia e da OTAN, com o objetivo de que a capacidade militar esteja totalmente operacional até 2027.
