Notícias

Procuradoria dos EUA pede pena de morte para Luigi Mangione

O jovem enfrenta um processo judicial pelo assassinato do CEO da gigante de seguros de saúde United Healthcare ocorrido em Nova York no ano passado.
Procuradoria dos EUA pede pena de morte para Luigi MangioneGettyimages.ru

A Procuradora Geral dos Estados Unidos, Pamela Bondi, orientou os promotores federais a pedirem a pena de morte para Luigi Mangione, homem acusado do assassinato de Brian Thompson, diretor executivo da seguradora de planos de saúde norte-americana United Healthcare, que ocorreu em Nova York no ano passado, informou a Reuters nesta terça-feira (1º).

"O assassinato de Brian Thompson - um homem inocente e pai de duas crianças pequenas - por Luigi Mangione foi um assassinato premeditado e a sangue frio que chocou os Estados Unidos", afirmou Bondi em um comunicado.

"Depois de uma análise criteriosa, orientei os promotores federais a pedirem pela pena de morte neste caso à medida que levamos adiante a agenda do Presidente Trump de erradicar os crimes violentos e tornar os Estados Unidos seguros novamente."

Luigi Mangione, de 26 anos, foi preso em 9 de dezembro perto da cidade de Altoona, Pensilvânia, após denúncia de um funcionário do McDonald's local. Ele é acusado de assassinato em segundo grau e de outras três acusações relacionadas a porte de arma e falsificação de documentos. Anteriormente, Mangione havia se declarado inocente das acusações. 

Desde a morte de Brian Thompson, o suposto autor do crime se tornou um ídolo para alguns usuários da Internet, que consideram o assassinato um ato legítimo de protesto contra as grandes corporações que dominam o sistema de saúde dos EUA. Por meio de uma plataforma de financiamento coletivo, milhares de pessoas arrecadaram mais de US$ 137.000 para a defesa de Mangione.