Finlândia iniciará preparativos para retirar-se da Convenção de Ottawa que proíbe uso de minas

Anteriormente, a Polônia também admitiu que violará o Tratado e instalará minas na fronteira com a Rússia.

O governo da Finlândia anunciou nesta terça-feira (1º) que começará a se preparar para retirar o país da Convenção de Ottawa, que proíbe a utilização de minas terrestres.

"A Finlândia começará os preparativos para se retirar da Convenção sobre a Proibição do Uso, Armazenamento, Produção e Transferência de Minas Antipessoais e sobre sua Destruição (Convenção de Ottawa). O Presidente da República e o Comitê Ministerial de Política Externa e de Segurança tomaram uma decisão sobre essa questão em sua reunião conjunta de hoje", afirma o comunicado.

O presidente da Finlândia, Alexander Stubb, havia declarado que o país estava estudando a opção de se retirar da convenção de proibição de minas por causa de uma suposta "ameaça" russa, embora o gigante eslavo tenha reiteradamente declarado não estar ameaçando ninguém e ter chamado atenção para a atividade sem precedentes da OTAN perto de suas fronteiras ocidentais.

Anteriormente, a Polônia também anunciou que pretende instalar cerca de um milhão de minas terrestres nas fronteiras com Belarus e Rússia apesar da proibição do uso desse tipo de armamento pela Convenção de Ottawa.